Ler Tehilim em Tisha beAv

Pergunta:

Agradeço desde já e que Hashem nos traga já a Gueulá!! Amen
Apesar de saber que não se estuda Torá em Tisha BeAv, gostaria de saber se este ano, e com intuito de pedir pelos nossos soldados e por Israel, é possível ler Tehilim neste dia?

Resposta:

Conforme estudamos, o estudo da Torá e das palavras dos sábios estão proibidos em 9 de Av, pois está escrito que as palavras de Torá “alegram o coração”. A Mishná Berurá legisla que é permitido recitar Salmos a partir do horário de Minchá, ou seja, meia hora após a metade do dia (que nesta terça-feira corresponderá a 12h29 da tarde, no Rio de Janeiro), pois eles são recitados em forma de pedido e não como estudo de Torá.
O livro Piskei Teshuvot traz que é permitido recitar Salmos para a recuperação de um enfermo durante todo o 9 de Av. Portanto, em um momento tão difícil para o Povo de Israel quanto o que estamos passando, é permitido ser leniente e recitar Salmos durante todo o 9 de Av, direcionados para a recuperação das dezenas de soldados feridos enquanto arriscavam suas vidas para salvar o Povo e a Terra de Israel.