Eruv Tijuca

Caso queira saber o status atual do Eruv, mande um email para kolelrio@yahoo.com.br

 

kolel_logoprefeitura-rio-de-janeiro  logo_RioLuz  apresentam o Eruv Tijuca – 1ª etapa:

O Kolel Rio tem a satisfação de anunciar que o Eruv Tijuca – 1ª etapa estará em funcionamento a partir do Shabat – Parashat Nassó, dia 12 de Sivan 5775 (29/Maio/15).

O Kolel Rio, sob a liderança do Rabino Netanel Tzippel, a presidência do Sr. Isaac José Elehep e Diretoria, trabalhou intensamente e mobilizou diversas pessoas para que esse projeto pudesse virar realidade.

Limites do eruv:

O eruv circunda, com algumas restrições, o quadrilátero composto pelas Ruas Campos Sales, Mariz e Barros, São Francisco Xavier e Hadock Lôbo.

Vale ressaltar que só é permitido transportar dentro do eruv objetos que podem ser movidos no Shabat, como roupas, alimentos, livros, chaves e brinquedos. No entanto, é proibido transportar mesmo no eruv, objetos que são muktsê. Por exemplo: guarda chuva, carteira, dinheiro, caneta, celular etc.

A caixa de matsot ficará na Sinagoga Beit Yaacov – Froien Farain, situada na Rua Afonso Pena, nº 171.

Confira o mapa do eruv abaixo e clique no traçado da rua, para obter informações detalhadas:

MAPA e LEGENDA:

Legendas

Clique no mapa abaixo para acessar com mais detalhes . Pode também acessar pelo link:  

https://www.google.com/maps/d/viewer?usp=sharing&mid=z_tNUwCNWvhY.kJYirPw5C9jI

Eruv

 

Hashgachá 

O eruv foi implantado e é mantido sob a supervisão do Rabino Netanel Tzippel.

Cumpre destacar, também, que o eruv foi vistoriado, no momento da sua conclusão, pelo Rabino Shmuel Havlin shelit”a, líder da organização de Kashrut BDK, uma das maiores autoridades no assunto, que confirmou que o eruv foi feito de acordo com a halachá e se pode transportar no Shabat dentro da sua área. Abaixo a carta do gaon hagadol Harav Shmuel Havlin Shlita:

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Carta

Verificações e avisos 

O eruv é verificado pela equipe de mashguichim até sexta-feira às 15:00h. Assim, imprescindível que se consulte o site do Kolel Rio, na sexta-feira após esse horário, a fim de verificar a situação do eruv: Caso a indicação (no início desta página) esteja verde, o eruv está ativo; se a indicação estiver vermelha, por algum motivo (que provavelmente está sendo tratado) o eruv está inativo.

Apesar da equipe de mashguichim, que promove a verificação do eruv, solicitamos a todos que fiquem atentos e ao identificarem qualquer desconformidade, nos comunicarem o mais breve, enviando um e-mail para: kolelrio@yahoo.com.br

Caso tenha interesse em receber por e-mail e/ou celular alertas e atualizações a respeito do eruv, envie um e-mail para: kolelrio@yahoo.com.br ou se cadastre no link no começo dessa página.

Algumas definições sobre o conceito de Eruv podem ser obtidas CLICANDO AQUI (extraído do site do BDK).

Definição

No Shabat podemos e devemos fazer uma série de coisas. No entanto, D’us nos proibiu de fazer algumas tarefas ao longo do Shabat. Uma destas é a proibição de retirar um objeto de um “reshut hayachid” (‘propriedade privada’) a um “reshut harabim” (‘propriedade pública’) e vice-versa. Da mesma forma, é proibido transportar um objeto em um “reshut harabim“.

Reshut harabim

Reshut harabim” tem uma definição muito especifica pela Torá. Traduzir como ‘propriedade pública’ é uma forma muito generalizada. Para ser considerado um “reshut harabim” – a via precisa ter pelo menos 16 amot de largura (aprox. 8m) e atravessar a cidade de ponta a ponta. Alguns sustentam que precisam também passar todos os dias 600.000 pessoas pela via.

Um via pública, ou qualquer lugar aberto público que não preenche os requisitos acima, é considerado “carmelit“. “Carmelit” é um espaço aberto (não cercado) onde não passa um público suficiente para considerá-lo “reshut harabim“. (A definição precisa de “carmelit” é muito complexa e extensa).  Há algumas diferenças técnicas (veremos uma delas mais adiante), mas da mesma forma que é proibido transportar no “reshut harabim“, não se pode transportar no “carmelit“.

 E as nossas ruas hoje em dia?

Uma vez que as ruas de cidades grandes como a nossa, não preenchem todos os requisitos para serem consideradas “reshut harabim” – ou seja, as ruas não atravessam a cidade de ponta a ponta – não são consideradas “reshutharabim“.

Conforme algumas opiniões, as ruas das cidades hoje são consideradas “reshut harabim“. Por isso, há pessoas que são rigorosas em não transportar mesmo quando há Eruv. As pessoas que seguem esta opinião, não transportam nem em Yerushalayim, nem em Benê Berak, nem em Nova Iorque. Contudo, quem segue a opinião citada anteriormente, transporta no Eruv destas cidades, assim como no Eruv da Tijuca.

 No que isto implica?

Uma cidade que tem “reshut harabim“, não se pode transportar em vias públicas e não há nenhuma forma de permitir o transporte nas vias ao longo do Shabat.

No entanto, uma cidade cujas vias são consideradas “carmelit“, estabelecendo-se um Eruv na cidade, permite que se transporte nestas vias.

 Muitas pessoas conhecem o conceito de Eruv, pois possuem Eruv em seus prédios.

O que é o Eruv?

Eruv é uma forma de transformar uma propriedade que não é “reshut harabim“, mas no entanto é utilizada por um público (“carmelit“), em uma grande propriedade privada.

Exemplo: A área comum de um prédio, não é uma propriedade privada – “reshut hayachid” – afinal pertence e circulam todos os condôminos. No entanto, esta área logicamente não se inclui nas definições de um “reshut harabim“. Por conseguinte, esta área é considerada “carmelit” – onde também não se pode transportar no Shabat nenhum objeto.

No entanto, por ser um “carmelit“, por intermédio do Eruv, pode-se transformar esta área comum do prédio em um “reshut hayachid” – propriedade privada. Desta forma, passa a ser permitido transportar nesta área comum do prédio.

 Como é feito o Eruv?

Eruv consiste em duas partes:

1) Manter a área cercada e delimitada.

2) Fazer uma sociedade entre todos os condôminos.

 Área cercada

Uma condição básica para que um lugar possa ser considerado propriedade privada, é ser cercado. Toda a volta do lugar deve ser devidamente cercada e precisa delimitar as entradas a este local. Há muitas e muitas leis da forma que se deve cercar o local, o que é considerada uma cerca, qual a melhor forma etc. Para isso, deve-se sempre consultar uma autoridade rabínica competente.

No caso de cidades, há também diversas formas de cercá-la. Uma das formas mais simples e muito utilizada em cidades Israelenses e norte Americanas – é a “tsurat hapetach“.

Tsurat Hapetach“, o que é?

Tsurat hapetach” significa formas de porta. Ou seja, possui duas ombreiras e uma verga. Coloca-se em toda a volta da cidade formas de portas, uma ao lado da outra – cercando a cidade com portas. Pode-se fazer esta forma de porta com madeira, mas torna-se muito difícil fazer ao longo do perímetro de uma cidade que pode chegar a muitos kilometros. Por isso, geralmente utiliza-se dois postes, que tem no seu topo um prego, ou dois em formato de “V” ou um anel e um fio passa de um poste ao outro, passando pelo topo dos postes. Os postes são as ombreiras e o fio, a verga da porta. Centenas de postes com fios passando pelo topo deles, formam em torno da cidade uma cadeia de portas que cercam a cidade.

Outra forma de cercar é aproveitar as próprias construções da cidade. As cercas das casas e prédios que estão no limite da cidade, servem como cerca da própria cidade. Faltando assim apenas cercar as esquinas das ruas que estão continuam para fora da cidade. Nestas esquinas, pode-se fazer o sistema de “tsurat hapetach“, colocando um poste de cada lado da rua, encostados na cerca das casas, passando o fio pelo topo destes postes. Desta forma a cidade está cercada pelas cercas das casas e nas esquinas em torno da cidade há “tsurat hapetach“.

 Sociedade entre os condôminos

A segunda condição para transformar aquela área em propriedade privada, é fazer uma sociedade entre todos os condôminos. Esta sociedade é feita com alimentos. Compra-se um pão grande (há medidas exatas na lei) que passa a pertencer a todos os condôminos. Este é deixado em um dos apartamentos, de forma que se os condôminos quiserem sentar juntos e comer uma refeição conjunta, possuem um alimento em sociedade. É muito comum se usar para este fim uma caixa de matsot, pois sua validade é extensa e pode-se mantê-la ao longo de Pêssach.

 E no Eruv de uma cidade?

Para o Eruv de uma cidade, costuma-se usar uma caixa de matsá – e esta fica geralmente na sinagoga, para que todos os moradores tenham acesso a ela.

 Precisa fazer Eruv na cidade inteira?

Não. É permitido e possível fazer Eruv apenas em um bairro. Logicamente as pessoas precisam tomar cuidado para somente transportar nas áreas internas ao Eruv.

 Se o fio partir?

Se o fio que passa pelos postes de “tsurat hapetach” partir, torna-se proibido transportar nas vias do Eruv. Por isso, às sextas-feiras, um encarregado faz uma volta por todo o Eruv para verificar se este está em ordem, consertando eventuais rompimentos.

 Agradecimentos 

Gostaríamos de consignar nossa mais alta consideração e nosso penhor de agradecimento a todos que incentivaram e colaboraram para a realização desse projeto, cujos nomes preferimos não citar individualmente, a fim de que não se cometa qualquer injustiça.

Rabino Netanel Tzippel Rosh – Kolel Rio

Isaac José Elehep Presidente – Kolel Rio

Diretoria Kolel Rio

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